11 de dezembro de 2010

Em 1960 era instalado o Município de Altaneira

Quadro da primeira Administração de Altaneira (Arquivo pessoal da família de José Rufino de Oliveira) 

No dia 11 de dezembro de 1960 em Sessão Solene da Câmara Municipal foram empossados os 7 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito instalando-se, oficialmente, o Município de Altaneira, criado através da Lei de Nº. 4.396, sancionada em 18 de dezembro de 1958.

O primeiro presidente do Legislativo Municipal altaneirense foi o vereador Venceslau Rodrigues da Silva, que teve como secretário Euclides Nogueira Santana e o primeiro prefeito eleito em Altaneira foi o jovem comerciante Francisco Fenelon Pereira que tinha como companheiro de chapa seu ex-sócio Francisco Bispo de Assis, ambos filiados à União Democrática Nacional (UDN) partido de oposição ao governador do Estado na época.

Chico Fenelon como é popularmente conhecido foi eleito com 65% dos votos nominais, derrotando o Dr. Vicente da Frota Cavalcanti que tinha como vice o agropecuarista Furtuoso José de Oliveira ambos do Partido Social Democrático (PSD).  O Dr. Vicente era Promotor de Justiça na Comarca do Crato e atuava em toda a região do Cariri.

Apesar da esmagadora maioria nas urnas, as eleições de 03 de outubro de 1960 foram iniciadas de forma trágica, uma vez que o Cel. Manoel Pinheiro de Almeida candidato pela UDN foi assassinado 4 horas após ter seu nome homologado na Convenção Municipal.

O Cel. Né de Almeida, foi assassinado por um Cabo da Polícia Militar em circunstâncias até hoje obscuras, uma vez que o inquérito foi arquivado sem maiores investigações em virtude do assassino ter sido morto no mesmo dia.

Chico Fenelon, que era vereador em Farias Brito, representando a Vila Santa Tereza, assumiu a candidatura a prefeito em Altaneira após conversa com o Juiz Eleitoral na cidade do Crato e este lhe garantira a apuração dos votos.

Sob alegativa de manutenção da ordem pública em virtude do assassinato do Cabo da PM foi instalado na cidade um pelotão da Polícia Militar, sob o comando do truculento Cel. Bento, que foi taxativo ao chegar na cidade afirmando que um dos objetivos de sua estada era assegurar a eleição do Dr. Vicente Cavalcante, afilhado do governador Parcifal Barroso.

Todas as ações dos candidatos da UDN eram monitoradas pelos policiais que impediam sob qualquer pretexto a campanha eleitoral.

Impedido de fazer campanha o candidato udenista recorreu ao Juiz Eleitoral que requisitou tropas federais para o Município recém criado. Três dias antes do pleito as tropas federais chegaram em Altaneira e pelotão do Cel. Bento voltou para Juazeiro.

Chico Fenelon e seu vice fizeram sua campanha em apenas três dias. O resultado da primeira eleição em Altaneira foi o seguinte: 

PARA PREFEITO:
Francisco Fenelon Pereira - UDN - 285 votos
Dr. Vicente da Frota Cavalcante - PSD - 131 votos
BRANCOS -12 votos
NULOS - 11 votos

PARA VICE-PREFEITO:
Francisco Bispo de Assis - UDN - 275 votos
Frutuoso José de Oliveira - PSD -141 votos
BRANCOS - 16 votos
NULOS - 07 votos

A UDN elegeu os seguintes vereadores: Euclides Nogueira Santana, João Rufino de Oliveira, Salomão Gonçalves de Alencar e Venceslau Rodrigues da Silva.

O PSD por sua vez elegeu os vereadores: Antonio Saul Moreira, Francisco Alves Bitú e Olival Frutuoso de Oliveira.

O recém criado Município não tinha nenhum prédio público, a Prefeitura e a Câmara foram instaladas no mesmo prédio de propriedade do Vice Prefeito Francisco Bispo de Assis.

Os primeiros atos do Prefeito eleito foi a nomeação da Secretária da Prefeitura Maria Socorro Carneiro e a amanuense Maria Marlucy Almeida.

Os móveis foram emprestados da loja do Prefeito Chico Fenelon e outros adquiridos para posterior pagamento.

A primeira cota de recursos do Município só foi recebida 11 meses após a sua instalação, mas foi suficiente para pagamento dos funcionários, dos equipamentos e ainda sobrou recursos para manutenção de outras despesas.

A primeira obra da administração municipal foi a construção de uma escola com duas salas de aula e uma pequena área de lazer na sede do Município (hoje Centro de Apoio ao Idoso), até então as aulas eram ministradas nas residências das professoras.

No final da administração o Município tinha saldo para concluir uma grande obra, o Prefeito tinha um projeto para recuperação do açude da maniçoba, mas a maioria dos vereadores queria a construção de uma praça. Não havendo acordo o Prefeito decidiu repassar o saldo para o novo prefeito eleito.

O prefeito Chico Fenelon apoiou seu vice Francisco Bispo de Assis que foi eleito o segundo Prefeito de Altaneira em candidatura única.

Um comentário:

  1. Com apenas 9 anos de idade, residente na cidade de Farias Brito Ce, lembro-me bem de todo o processo político da época.
    Abraços e Parabéns à Todos os Altaneirenses !

    Carlos Airton - (Carrin de Rosa)

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.